quarta-feira, 26 de maio de 2010

Um dia nas Grutas da Moeda - Um prémio por um trabalho

Chegou o grande dia! Os Pequenos Poetas ganharam o 1ºprémio do concurso “Um Olhar Sobre a Oliveira”e assim tiveram uma visita de estudo, (grátis) às Grutas da Moeda e ao Centro de Interpretação Científico e Ambiental (C. I. C. A.).
Fomos no mini -autocarro e partimos para uma nova aventura nas Grutas da Moeda. Durante a viagem tivemos oportunidade de apreciar a bela paisagem natural da Serra d’Aire e Candeeiros e vimos também Monumentos Históricos: O Castelo de Porto de Mós, estátua do pedreiro, e o Mosteiro da Batalha. Também relembrámos a Batalha de Aljubarrota.
Nem demos pelo passar do tempo! Quando nos apercebemos, estávamos à entrada das Grutas da Moeda. À nossa espera estavam três animadoras. Para nos conhecermos, elas propuseram fazer um jogo de apresentação. Após o jogo, fomos ver uma exposição onde estavam expostos os melhores trabalhos do concurso: Um Olhar Sobre a Oliveira. Ficámos felizes ao vermos os nossos trabalhos ali expostos.
Antes de entrarmos nas grutas, uma animadora contou-nos uma lenda em que se explicava o porquê do nome Grutas da Moeda. De acordo com a lenda, teria passado por aquele local um homem muito rico com sacos cheios de moedas. Ao ser assaltado e espancado até à morte, algumas moedas espalharam-se pelo chão e outras caíram no algar (entrada natural da gruta).
Poucos segundos nos separavam da entrada das grutas, estávamos ansiosos, curiosos… não sabíamos o que nos esperava... Entrámos nas grutas e fomos directos ao Lago da Felicidade! Tudo o que víamos parecia mágico! Tínhamos entrado no Mundo Subterrâneo. Haviam 12 salas dentro das grutas: O Lago da Felicidade, o Presépio, o Algar D’ Água, Sala do Pastor, Recanto das Comparações, Cascata, Nicho da Virgem, Cúpula Vermelha, Sala Marítima, Capela Imperfeita, Abóbada Vermelha e Fonte das Lágrimas. Cada uma delas escondia uma história. Eram espectaculares! Permitiam-nos dar largas à imaginação! À medida que íamos aprendendo, também íamos registando no roteiro, as nossas aprendizagens. Uma outra curiosidade, a existência de morcegos-peluche!
Ao longo do nosso percurso vimos rios subterrâneos que formavam pequenos lagos. Também aprendemos que o calcário dissolvido pela água transporta a calcite e forma estalactites, estalagmites, bandeiras, couves-flor e colunas.
Finalmente, acabada a visita, saímos da gruta.
Outra visita interessante que fizemos foi ao C.I.C.A; Foi Mesmo interessante!
Haviam fósseis, minerais, uma maqueta da serra e observámos a constituição das rochas aos microscópios.
Foi um dia inesquecível! Aprendemos muitas coisas!
Mais importante que tudo, foi darem-nos a oportunidade de baptizar a “nossa Oliveira” com o nome de: Cavalinho dos Pequenos Poetas!
Junto dela, tirámos fotografias!
E o acolhimento? Foi espectacular! A todos agradecemos!
Alegremente, terminámos a visita de estudo não, sem antes passarmos pela Pedreira do Galinha, para vermos as pegadas de dinossáurios.
Foi um dia de sonho!
Daqueles que jamais esqueceremos!

1 comentário: